5 formas de utilizar o Google alerts para alavancar seu negócio ou carreira

Veja 5 dicas de como utilizar o google alerts para alavancar seus negócios e/ carreira.

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Com o avanço do Talkwalker, o Google Alerts mudou seu visual e provavelmente o algoritmo, voltando a entregar os alertas com maior frequência e qualidade, além de inserir botões sociais.
Com esta nova guinada, o serviço voltou a ser fundamental para quem trabalha com comunicação online, uma vez que o Talkwalker não aguentou o tranco depois do boom que obteve.

E já que ele está de volta com tudo, vamos indicar 5 maneiras de aproveitar o Google alerts para o seu negócio.

 1 – Monitorar sua marca

Você sabe o que falam de sua marca? Se não, é bom saber. Seja para fazer um clipping, listar menções positivas, ou para avaliar críticas e buscas as respectivas soluções. Assim, cadastrar o nome do seu negócio no alerts é fundamental.

Porém, nem sempre a marca tem um nome único e fácil de monitorar, por isso variações e palavras chaves juntamente com sua marca é uma forma de contornar essa situação.

Vamos usar um exemplo simples para ilustrar, time de futebol aracajuano Confiança. Monitorar a palavra chave “Confiança” irá trazer muitos resultados não relacionados, já as palavras “Associação Desportiva Confiança” nem sempre são citadas em matérias esportivas. Assim, a saída seria usar as seguintes combinações “Confiança Aracaju”, “Confiança Sergipe”, “Confiança Sergipano”, “Confiança Futebol”.

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 2 – Monitorar seu nome

Provavelmente você já se “googlou”, ou seja, já procurou seu nome no Google para saber o que andam falando de você na internet. Para além da brincadeira de saber sua rota digital, é importante estar sempre ligado no que falam de você no dia a dia da internet, mas ninguém se lembra de fazer isso cotidianamente, por isso um alert com seu nome é um importante monitor da sua influência.

 3 – Monitorar a concorrência

Ainda que conceito de concorrência esteja sendo questionado, saber o que empresas do mesmo setor estão fazendo é importante para o andamento dos seus negócios [1].

Com o Google alert você pode monitorar a atividade web do seu concorrente, bem como sua reputação e assim aprender com seus acertos e erros.

 4 – Monitorar mercado

Será que apenas seus feeds, grandes portais, grupos de facebook e linkedin dão conta de lhe deixar por dentro de tudo rola no mercado? A resposta é não! Por mais conectado que você seja, sempre pode escapar alguma novidade e tendência que é pouco falada no “mainstream”, mas que de repente toma o mercado de assalto.

Além disso, podemos observar uma falta de assunto (alerts escassos) e assim descobrir um vácuo que pode ser preenchido pelo seu negócio.

 5 – Descobrir novas ideias

Por vezes precisamos monitorar determinados assuntos que não tem portais/blogsfera próprios, mas são importantes e estão sempre sendo citados na internet, além de ter um potencial para negócios.

Por exemplo, o líquido-sagrados-dos-programadores café, não existe uma grande quantidade de sites e blogs sobre o assunto, mas tem mercado e é sempre comentado na web. Assim, se você tem um negócio ou job ligado ao café, uma boa forma de ficar por dentro do assunto seja para buscar inspiração e/ou detectar vácuos que podem ser preenchidos é utilizando o Google alerts.

 Conclusão

Essas são apenas 5 dicas de uso, mas uma ferramenta tão interessante como o Google alerts tem muito mais utilidades. E você, como utilizar o Google alerts? Deixe sua ideia nos comentários.

 


 Nota:

[1] Para mais informações leia o texto Por que monitorar seu concorrente pode melhorar sua estratégia nas mídias sociais